Saturday, May 17, 2008

Texto de opinião


Crítica ao filme “Expiação”

“Expiação”, de título original “Atonement”, é um filme baseado na obra de Ian McEwan, considerado um dos melhores escritores contemporâneos.
Felizmente, o filme faz jus ao livro, sendo muito mais do que uma história de amor entre uma enfermeira (Cecília) e um jardineiro aspirante a médico (Robbie): é um drama que evidencia as consequências dos nossos actos, demonstra-nos que as aparências iludem e que não nos devemos precipitar nos nossos julgamentos. É impressionante a forma como esta mensagem nos é transmitida, sendo um filme realista, profundo e triste.
A história é simples: o casal protagonista é separado devido a uma falsa e grave acusação da irmã mais nova de Cecília, Briony. Robbie é então forçado a ir para a guerra, sempre com a esperança de voltar para casa e poder finalmente viver com o seu grande amor.
O fim é fantasticamente inesperado. Penso mesmo que nunca tinha visto um filme com um final tão bem estruturado e comovente!
Será que este amor vai ter uma oportunidade para viver?
De certo que sim… nem que seja através de um livro!






Comentário à curta-metragem visionada na aula


Penso que neste pequeno filme é caracterizada de uma forma muito irónica uma característica humana nada positiva, mas que infelizmente está presente em todos nós. Essa característica é o egoísmo.
Todos os conflitos e guerras que ocorrem na actualidade devem-se ao egoísmo dos homens. Cada um só pensa nos seus interesses e objectivos, não se importando com aqueles que o rodeiam e que podem sair prejudicados com os seus actos. Cada um só se apercebe do negativismo do mundo, quando este recai sobre eles. Como se costuma dizer: só sente a dor quando esta nos atinge!
Na minha opinião, o ser humano ainda não se apercebeu e que vive em comunidade, sendo que deve respeitar sempre os outros. A sua liberdade acaba onde começa a dos outros. Mas o homem não pensa, de uma forma geral, nos outros. Pensa sim em si. Apesar de viver em sociedade, o homem não respeita aqueles que o rodeiam, não lhes dando liberdade para que cada um deles se possa concretizar. Se o homem aprender a deixar os outros cumprir o seu projecto de vida, também eles vão permitir ao homem a sua concretização.
Desta maneira, o egoísmo, que parece ser a única maneira de o homem atingir os seus objectivos, não o é!

No comments: