Monday, May 26, 2008

Entrevista à presidente da A.E.

No ano lectivo 2007/2008, foi eleita a associação de estudantes presidida por Laura Tarrafa.
Numa curta conversa tentámos descobrir um pouco mais acerca desta nova associação.

O que é que vos levou a candidatar à Associação de Estudantes (A.E.)?

Nós candidatámo-nos porque, na nossa opinião, as associações anteriores não tinham a correcta noção acerca do que é uma verdadeira associação de estudantes, descredibilizando um pouco esta ideia. Desta maneira, os estudantes desta escola já não acreditavam numa associação e consideravam mesmo que os alunos que faziam parte desta não se empenhavam.
Todos nós pensamos que uma associação de estudantes é um grupo de alunos que desenvolve projectos, promove iniciativas de interesse aos alunos em geral, e ajuda os estudantes. Assim, nós estávamos preparados para este cargo e concorremos, esperando ganhar e realizar um bom trabalho.

Qual a sensação de ganhar as eleições para a A.E.?

Visto que todas as quatro listas, igualmente fortes, fizeram a sua campanha ao longo de duas semanas, tentando sensibilizar os alunos para que estes votassem nelas, ganhar é uma sensação de objectivo cumprido. Quando conseguimos passar à segunda volta, foi fantástico, e empatarmos, o que é algo que raramente acontece, fez-nos sentir inseguros.
A verdade é que, depois de todos aqueles receios, conseguimos finalmente ganhar e, por isso, temos de agradecer a todos os alunos que votaram em nós e também fazer-se notar que estas eleições foram as que tiveram uma maior participação dos estudantes.


Expliquem-nos em que é que a actual A.E. se distingue das anteriores, no plano ideológico.

Nós acreditamos que uma associação de estudantes deve estar sempre do lado dos alunos, ajudando-os a lutar pelos seus direitos. Se virmos bem, todos nós somos alunos e sabemos aquilo que está errado na educação, temos disponibilidade para desenvolver projectos e queremos ser reconhecidos como trabalhadores, como “combatentes” e amigos. Como já se pode notar, as anteriores associações não se esforçavam minimamente e consideravam que o facto de pertencer à A.E. era ter um “poleiro”. Ou seja, é um cargo que traz popularidade, regalias e nenhum trabalho.

O que é que pensam da política educativa nacional dos últimos anos?

Na nossa opinião, a qualidade da educação em Portugal tem vindo a decair ao longo destes anos. Quando dizemos isto não queremos dizer que a nossa escola está a degradar-se da mesma maneira, mas não podemos ficar indiferentes à realidade que nos rodeia. Temos de ver que existem escolas que não têm laboratórios, nem salas com as devidas condições e, por vezes, as instalações são provisórias de há 10 anos ou mais. Depois, como sabem, nós também não concordamos com o facto de os exames nacionais avaliarem em 2 horas o conhecimento adquirido ao longo de três anos, valendo por vezes 50% da nota de acesso ao ensino superior. Isto é injusto, porque um aluno pode ter azar e estar doente no dia do exame. Somos contra a privatização das escolas, o que não acontece com a nossa, e ainda bem, mas nalguns estabelecimentos de ensino as cantinas são privatizadas e uma senha de almoço pode custar até cerca de 5 euros; os alunos são obrigados a ser sócios da biblioteca, tendo de pagar para ter acesso aos materiais disponíveis. As aulas de substituição, a nosso ver, não têm razão de ser, uma vez que já somos crescidinhos o suficiente para nos governarmos durante 90 min.. O estatuto do aluno é algo muito engraçado, pois se um estudante está doente e tem de faltar durante alguns dias é logo obrigado a fazer exames às disciplinas que faltou (mesmo que estejam justificadas, com uma tolerância de 4 faltas). Um outro assunto é, por exemplo, o Regime Jurídico segundo o qual o ensino superior funciona e que vai ser brevemente alargado ao ensino secundário. Este sistema consiste na substituição de alguns cargos escolares, tal como a substituição do Concelho Executivo por um director, centralizando-se o poder numa só pessoa. Assim, as assembleias de escola, onde são representados os alunos e toda a comunidade escolar, deixam de existir.

Que actividades prevêem ao longo do ano lectivo?

Vamos realizar torneios de futebol, de P.E.S. (Pré-Evolution-Soccer 2008), competições de dança, palestras sobre desporto, moda e saúde. Temos também um projecto mais extravagante, que seria realizar uma Feira das Profissões no fim do terceiro período, onde os alunos em geral podiam receber alguma orientação a nível vocacional.

Na vossa opinião, a escola oferece condições ao bom desenvolvimento das actividades previstas?

Sim, sem dúvida! (risos). A escola disponibilizou-nos uma sala com todo o equipamento necessário e sempre que precisamos de alguma coisa os professores ajudam-nos imenso. Só nos falta um computador e uma impressora (risos).

Qual foi a iniciativa em que se registou uma maior adesão por parte dos estudantes?

Sem dúvida que foi a festa de Natal! Talvez, porque foi a primeira vez que se realizou uma festa no final do primeiro período e era uma novidade.

É público que, no dia 31 de Janeiro, foi organizada uma greve geral dos estudantes (G.G.E.). conseguiram cumprir os objectivos dessa manifestação?

Antes da realização da GGE, decorreu uma reunião geral dos alunos (RGA) para podermos elucidar os estudantes acerca das razões de fazer uma greve. O principal objectivo desta manifestação era o de entregar um documento com as nossas reivindicações à vereadora da educação, Dr.Gabriela, de modo a esta entregá-lo à D.R.E.N. Felizmente conseguimos cumprir esse objectivo. Em relação à greve, gostaríamos de referir um facto que demonstra que os alunos apoiaram grandemente esta iniciativa: os estudantes do 9º ano tiveram exames nacionais de matemática durante a manifestação, mas visto que não queriam ficar indiferentes, usaram uma faixa negra durante toda a manhã.

É verdade que a A.E. está e expandir-se no domínio das novas tecnologias?

Sim, é verdade que estamos a construir um site na Internet onde possamos divulgar as actividades que pretendemos realizar, mas queríamos que este espaço fosse principalmente um fórum onde os alunos pudessem colocar questões, trocar ideias, dar sugestões, etc.

Gostavas de deixar alguma mensagem em especial para os estudantes?

Como sabem, uma associação é constituída não só por nós, mas também por todos os alunos duma escola. Assim, nós não poderíamos existir sem o apoio dos alunos e sem a motivação que eles nos dão. Eu, como presidente, penso que todos nós estamos a desenvolver um bom trabalho e gostaríamos que nos continuassem a apoiar no futuro. Obrigado!

No comments: