Saturday, May 17, 2008

Os autores estudados este ano foram:

Almeida Garrett, escritor de “Frei Luís de Sousa”



Biografia de Almeida Garrett

João Baptista da Silva Leitão nasceu no Porto a 4 de Fevereiro de 1799.
Quando era ainda um adolescente, foi viver para os Açores, na Ilha Terceira, devido ao facto de Portugal estar a ser invadido pelas tropas francesas de Napoleão Bonaparte.
Em 1816 foi para Coimbra, onde se matriculou no curso de Direito e em 1821 publicou O Retrato de Vénus, trabalho que lhe custou um processo, por ser considerado materialista, ateu e imoral.
Neste mesmo ano, ele e a sua família passam a usar o apelido de Almeida Garrett.
Casou com Luísa Midosi, de apenas 14 anos.
Almeida Garrett participou na Revolução liberal de 1820, tendo ido depois para o exílio em Inglaterra. Esta foi uma oportunidade de entrar em contacto com Shakespeare, Walter Scott e outros autores; visitar castelos feudais e ruínas de igrejas e abadias góticas. Vivências que se reflectiriam na sua obra posterior.
Em 1824, seguiu para França, onde escreveu Camões (1825) e Dona Branca (1826), poemas geralmente considerados como as primeiras obras da literatura romântica em Portugal. Em 1826 foi amnistiado e regressou à pátria com os últimos emigrados dedicando-se ao jornalismo, fundando e dirigindo o jornal diário O Português (1826-1827) e o semanário O Cronista (1827).
Em Portugal exerceu também cargos políticos, distinguindo-se nos anos 30 e 40 como um dos maiores oradores nacionais. Foram de sua iniciativa a criação do Conservatório de Arte Dramática, da Inspecção-Geral dos Teatros, do Panteão Nacional e do Teatro Normal (actualmente Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.

No comments: