Saturday, May 17, 2008



Texto argumentativo

A nossa profissão é a de estudantes e, sendo assim, a nossa principal função é aprender.
Aprendemos as matérias dadas pelos professores das diferentes disciplinas, mas não só!
Como pessoas em desenvolvimento, aprendemos a conhecer outras pessoas, a fazer amigos, a relacionarmo-nos com a comunidade escolar e, consequentemente, com o meio em que esta se insere. Na escola, temos a oportunidade de viver novas experiências todos os dias, das quais devemos retiramos ensinamentos. Realmente podemos concluir que a vida de um estudante é uma roda-viva de aprendizagem!
Mas desenganem-se se julgam que, após os estudos, já não existe necessidade de aprender! Todos nós vamos exercer uma nova profissão, cuja principal função não será certamente aprender, mas esse facto não impede a contínua aprendizagem.
Ao longo da nossa vida, podemos sempre aprender através de livros, da Internet, de enciclopédias, de diciopédias, de filmes, de viagens, de experiências pessoais e até de experiências de outras pessoas, tentando aproveitar tudo aquilo que estas fontes de conhecimento nos podem facultar.
Devemos então comportarmo-nos como “esponjas” (termo científico que caracteriza as crianças que se encontram na idade mais propícia à aprendizagem). É verdade que já não somos crianças, mas é fundamental que tenhamos vontade de ser mais e melhor.
Na minha opinião, aprender é importante, permitindo-nos ser cada vez mais sábios. Assim, permite-nos enfrentar de uma forma correcta novas situações do dia-a-dia que possam ocorrer; permite-nos estabelecer uma relação cada vez mais bem sucedida com o mundo que nos rodeia e ser pessoas realizadas ao longo de toda a nossa vida!

Como diz o ditado popular: “O saber não ocupa lugar!”

No comments: